Recorte no Diário Oficial: entenda melhor!

recorte no Diário Oficial
3 minutos para ler

Aprenda, de uma vez por todas, o que é o recorte no Diário Oficial e aproveite para fazer as publicações no DOU pela internet. 

O recorte no Diário Oficial, também chamado de clipping, é de suma importância, principalmente na área jurídica.

Por meio dos recortes de publicações é possível mensurar as citações de advogados em determinado processo, caso, empresa ou pessoa, podendo constar como provas e documentos de defesa. Entenda, neste post, o que é preciso saber sobre o recorte no Diário Oficial.

Leia também: Saiba tudo sobre o clipping no Diário Oficial 

Como funciona um recorte no Diário Oficial?

O recorte no Diário Oficial funciona por meio do próprio site da imprensa governamental, pelo qual é possível cadastrar algumas palavras-chave para receber notificações toda vez que houver uma publicação relacionada.

Isso abarca citações, informações sobre processos, prazos, notícias, balanços patrimoniais, editais, atas, medidas oficiais do governo, entre outros documentos.

Importante: ao realizar os recortes nos Diários Oficiais e preparar um relatório, é preciso catalogar todas as informações constando data, horários e local do qual foram retiradas. 

Como funcionam os softwares?

A tecnologia chegou ao recorte no Diário Oficial para mitigar possíveis erros humanos durante o processo. Os softwares, no caso, ajudam a encontrar padrões seguindo uma determinada formatação para facilitar a pesquisa, como números de processos, nomes, etc.

Ao ter essa base, um software consegue:

  • coletar dados dos Diários Oficiais;
  • armazená-los em seu sistema de acordo com os respectivos processos;
  • emitir relatórios automáticos;
  • enviar alertas por e-mail.

Tudo isso ajuda para que o profissional responsável pelo recorte no Diário Oficial otimize seu tempo! 

O que é recorte automático?

Selecionar as informações que são as mais relevantes é de extrema importância. Por envolver muitos detalhes e dados que não podem passa despercebidos, surgiu o recorte automático.

Com os softwares é possível realizar recortes automáticos no Diário Oficial, respeitando as palavras-chave, de forma totalmente automatizada, trazendo mais resultados em um espaço mais curto de tempo. 

O que é risco de revelia?

A revelia pode ser entendida como a ausência do ato de defesa de um réu que tenha sido citado ou intimado pela Justiça. No caso, se o réu não apresenta defesa, as acusações contra ele são automaticamente consideradas verdadeiras.

Tendo isso em mente, o recorte no Diário Oficial é de extrema importância, já que ajuda a combater o risco de revelia.

Trata-se de uma ferramenta para auxílio jurídico que também ajuda advogados a acompanharem as citações (uma vez que prazos começam a ser contados a partir das publicações da Imprensa Oficial). 

recorte no Diário Oficial

Faça recorte no Diário Oficial pela internet

O Diário Oficial-e é uma empresa especializada na prestação de serviços em Diários Oficiais e permite a realização de recorte no Diário Oficial, assim como publicações, postagens e análises de todos os cadernos – Diário Oficial da União, dos estados e dos municípios.

Por meio do Diário Oficial-e, profissionais do Direito, assim como empresas e pessoas físicas, podem contar com auxílio de quem realmente entende do assunto, de forma ágil e totalmente on-line.

Navegue pelo site e acesse o formulário para contratar os serviços do DO-e.

Você também pode gostar

Deixe um comentário