Ser um profissional de sucesso vai muito além de concluir uma graduação e pós-graduação. Conhecemos profissionais bem-sucedidos que sequer concluíram o Ensino Médio e pós-graduados que não conseguem conquistar o cargo dos sonhos.

O segredo para o sucesso vai muito além da formação acadêmica, portanto, listamos aqui 5 dicas para que você se destaque entre os companheiros de trabalho e o caminho para a exaltação profissional seja bem mais curto.

1. Socialize e seja humilde

Para que a máquina empresarial funcione sem falhas, é preciso que suas engrenagens estejam ajustadas.

Conheça seus colegas de trabalho, confraternize quando tiver a oportunidade, seja prestativo não só com profissionais da gerência, mas também com estagiários, funcionários de empresas terceirizadas ou os colaboradores recém-chegados.

2. Busque inspiração

Toda empresa tem aquele funcionário que é excelente no que faz. Inspire-se, seja em seu chefe, no CEO da empresa ou em qualquer outro funcionário que chame sua atenção e siga o exemplo, observando seu comportamento, suas atitudes, seu jeito de trabalhar.

A inspiração também pode estar fora de sua empresa. Temos inúmeros exemplos de profissionais cujas histórias de sucesso estão em livros, filmes e na internet.

3. Nunca deixe de aprender

Ser graduado e pós-graduado não quer dizer que a jornada acadêmica tenha se encerrado. O profissional de sucesso nunca deixa de se atualizar.

Hoje em dia, grandes instituições de ensino oferecem cursos a distância, ideais para profissionais com pouco tempo disponível e que precisam fazer seu próprio cronograma de estudos.

4. Seja organizado e pontual

A internet dispõe de uma infinidade de softwares e aplicativos para organização de arquivos, compromissos e e-mails, ou seja, não temos mais desculpa para atrasos e esquecimentos. Até mesmo um caderno é perfeito para a organização das atividades diárias.

Jogue fora os e-mails antigos e spams, organize os papéis em sua mesa para não deixar um ar de desleixo e nunca confie em sua memória. Registre todos os compromissos, seja em uma agenda convencional ou em aplicativos para computador, celular ou tablet. Faça com que todos notem que está tudo sob controle.

Obedeça aos horários estabelecidos e evite atrasos ou ausências não justificadas. Pessoas que surgem na empresa sempre com aquele ar de pressa e respiração ofegante não trazem uma boa impressão. Prefira chegar com antecedência e aguardar lendo uma revista ou respondendo aos e-mails.

5. Não se esqueça dos momentos de descanso

Ao deixar o escritório no fim do expediente, deixe lá também os compromissos. Nada de checar e-mails na calada da noite ou qualquer outra atividade permitida em home office. Às vezes as horas-extras são inevitáveis, mas respeite seus limites.

Aproveite os momentos em casa para um jantar em família, para brincar com os filhos ou assistir a um filme. E nos fins de semana, permita-se esquecer de toda a correria do trabalho para viver momentos de lazer com os amigos.

Ter sucesso vai muito além de altos salários e cargos de confiança. Está em fazer aquilo que amamos e que temos talento para executar.

Hoje em dia vemos muitos profissionais desgastados, doentes e infelizes, muitas vezes porque ouviram dos pais e familiares que aquele seria o melhor caminho profissional, e na maioria dos casos a escolha foi influenciada pelas cifras do contracheque, deixando de lado a satisfação pessoal.

O profissional de sucesso não pode estar preocupado apenas com isso, mas também com a alegria de fazer o que realmente gosta, em um ambiente que o faz se sentir em família e tendo tempo para curtir bons momentos em seu tempo livre.

Gostou das nossas dicas? Então, o que acha de assinar nossa newsletter para receber outras postagens e dicas?

Leia Também

Deixe seu comentário