A atualidade tem mostrado que as novas tecnologias chegaram para ajudar o homem em diversos aspectos. Na área jurídica não é diferente, pois a Internet como aliada dos escritórios de advocacia é uma realidade que veio para ficar.

Neste post, você saberá mais sobre o uso da TI e dos meios digitais como ferramentas estratégicas para os advogados, sobretudo quando os escritórios utilizam um software de gestão. Continue a leitura e confira alguns benefícios que essas tecnologias trouxeram para os profissionais da lei.

Melhora dos processos

Os processos comuns do dia a dia, são melhorados e otimizados com o uso das ferramentas tecnológicas para advogados. Com um software de gestão, é possível automatizar muitas atividades, como o controle do relógio de ponto dos funcionários, fluxo de caixa do escritório, digitalização de documentos etc.

Tudo isso faz com que os advogados responsáveis por um escritório, precisem se preocupar tanto com atividades burocráticas e de cunho mais administrativo, podendo dedicar-se realmente aos seus casos jurídicos e, assim, fornecer um melhor atendimento aos seus clientes.

Redução dos riscos

Os seres humanos são passíveis de cometer erros, mas o mesmo não ocorre com as máquinas, que têm inteligência artificial e não são movidas por emoções. Por isso, implementar um software de gestão em um escritório de advocacia fará com que os riscos diminuam na organização.

A tecnologia permite que todos os colaboradores do escritório possam gerenciar tarefas, calendários, observar prazos, implementar fluxos de trabalho, entre outras atividades que são passíveis de erro quando feitas no papel ou de maneira off-line.

Acesso remoto a documentos

Quando as ferramentas tecnológicas são implementadas em um escritório de advocacia, diversos documentos de processos e clientes podem ser digitalizados e todas as informações ficam disponíveis em nuvem.

Sendo assim, qualquer pessoa autorizada poderá acessar, fazendo um login com usuário e senha, as informações do escritório ou de seus clientes por meio de computadores, smartphones e tablets. Isso é benéfico, pois o trabalho não se limitará mais ao espaço físico do escritório.

Gratuidade das ferramentas

É claro que existem softwares de gestão para escritórios de advocacia pagos e que são muito bons e completos. No entanto, algumas ferramentas tecnológicas gratuitas, como aplicativos para celular, podem ajudar muito no dia a dia de um profissional do direito.

O Dropbox, por exemplo, é uma plataforma digital que permite o compartilhamento e acesso remoto de documentos, com versões totalmente gratuitas, podendo ser muito útil para o seu escritório.

Publicações legais em diários oficiais

São diversas as situações em que um advogado necessita fazer publicações em diários oficiais e, o que era muito difícil antigamente, hoje tem se tornando mais fácil, com empresas com central de atendimento na Internet que auxiliam os interessados nesta atividade.

A Diário Oficial é especializada em fazer publicações em diários oficiais dos municípios e estados brasileiros, bem como do distrito federal e da união.

No caso das publicações em diários oficiais, mais uma vez vemos a Internet como aliada dos escritórios de advocacia. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Será uma satisfação poder ajudá-lo.

Leia Também

Deixe seu comentário