Confira 5 dicas de como lidar com conflitos no ambiente de trabalho

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Os conflitos no ambiente de trabalho costumam afetar o clima organizacional e o negócio como um todo. Isso porque esses atritos levam a ineficiência no atendimento ao cliente, perda na qualidade das demandas, rivalidades, disputas, entre outros. Por isso, é fundamental saber resolver esses problemas assim que eles forem identificados, para que o ambiente corporativo fique harmonioso e todas as atividades da empresa sejam realizadas com excelência.

Quer saber como lidar com conflitos no ambiente de trabalho? Confira as 5 dicas que trouxemos sobre o assunto. Boa leitura!

1. Identifique as razões dos conflitos

Para saber como agir com os conflitos no ambiente de trabalho, primeiro, é preciso identificar as razões que levaram a esse problema. A melhor forma de ter essa informação é conversar com todas as partes envolvidas para entender os diferentes pontos de vista, as contradições e semelhanças sobre o ocorrido.

Uma dica fundamental nesse processo, é tentar ser o mais imparcial possível. Isso significa que você não vai tomar partido de uma pessoa ou de outra, é preciso realizar uma escuta atenta, sem haver interrupções, críticas ou advertências, agindo de acordo com os fatos. Só deixe para intervir quando já tiver uma ideia geral sobre o conflito.

Além disso, também é fundamental ter empatia com todos os profissionais, pois ao se colocar no lugar do outro, fica mais fácil entender melhor cada situação. A partir disso, poderá pensar nas atitudes que precisam ser tomadas e que amenizem os atritos na organização. Mas, lembre-se de que você não deve procurar uma pessoa para culpar, mas identificar qual é a causa raiz desse problema que tem gerado conflitos na companhia.

2. Melhore a comunicação interna da empresa

A falta de uma boa comunicação é um dos fatores que levam a empresa a ter conflitos no ambiente de trabalho. Isso porque, quando não se têm conhecimentos claros e objetivos sobre alguns processos organizacionais ou sobre determinadas funções, é comum haver muitas informações desencontradas.

Para evitar que isso aconteça, você poderá adotar algumas atitudes, como:

antes de começar um projeto, tenha certeza de que todos os colaboradores sabem qual é o seu papel;

– atribua um cargo de liderança para uma pessoa que possa ser um ponto-chave de contato no repasse de atualização do projeto;

– crie um “glossário” da empresa com suas próprias linguagens, para que haja um melhor comunicação interna;

– anote todas as informações que julgar necessárias durante um brainstorming ou uma reunião. Assim, você poderá consultar depois;

– confirme e reforce tudo o que foi dito, repetindo as partes importantes e confirmando se a fala foi entendida.

Além disso, não esqueça de definir regras para os canais de comunicação da companhia, separando um canal para cada tipo de mensagem. Dessa forma, toda a equipe conseguirá ter um diálogo melhor, mais eficiente e sem ruídos. O que também permite otimizar as demandas da companhia.

3. Proponha um debate aberto

O debate aberto é uma das estratégias fundamentais para evitar e resolver conflitos na empresa. Uma boa dica para isso, é procurar criar momentos que estimulem o diálogo, a troca de ideias e os feedbacks periódicos. Dessa forma, fica mais fácil construir equipes coesas e alinhadas aos objetivos do empreendimento.

Lembre-se de que esse debate só funciona se o colaborador se sentir à vontade para expressar o seu ponto de vista. Quando isso não acontece, a dinâmica no trabalho fica pesada e as atividades tornam-se difíceis. O que pode gerar impactos negativos tanto na produtividade do funcionário quanto no surgimento de doenças psíquicas que levam ao afastamento da empresa.

4. Crie um ambiente de trabalho mais amigável

Sabemos que no local de trabalho é preciso ter seriedade e responsabilidade com as atividades. Contudo, isso não impede de ter um ambiente organizacional mais amigável, leve e descontraído, tornando as atividades mais produtivas e sem tantos atritos entre as equipes.

Isso pode ser feito por meio de dinâmicas com os profissionais, como também com diálogos que vão além das atividades diárias. Por exemplo, você pode perguntar como foi o fim de semana do colega de trabalho, os hobbies que ele mais gosta de fazer, os filmes que já assistiu, entre outros.

São pequenas atitudes que fazem a diferença na empresa e deixam o clima organizacional harmônico, sem tantos problemas. Assim, caso surja algum conflito na equipe, as pessoas terão mais facilidade em procurar o colega e gestor para expor o que tem incomodado e resolver tudo da melhor forma possível.

5. Resolva problemas rapidamente

Quando os profissionais estão com conflitos no ambiente de trabalho, é preciso ter discernimento para resolver os problemas rapidamente. Ao agir assim, você conseguirá achar uma solução mais rapidamente e controlar os ânimos dos profissionais.

Caso não consiga contornar a situação com rapidez, o problema pode se tornar uma bola de neve. Isso porque mais pessoas podem ficar sabendo do ocorrido e fazer uma confusão ainda maior, prejudicando todo o clima organizacional da empresa e atrasando as demandas da companhia. Nesse caso, é fundamental destrinchar o conflito até que ele seja esgotado. Isso pode ser por meio de um diálogo com todos os colaboradores, eliminando os focos de dificuldade.

Para não chegar no ponto da bola de neve, o melhor a se fazer é tentar solucionar o foco do problema desde o começo. Tenha um olhar atento e observe se há algum desentendimento ou processo que não está caminhando bem. Caso haja, não hesite em convocar os funcionários para uma conversa. Essa é uma forma evitar que pequenos desentendimentos se tornem grandes diferenças.

Ao ter uma boa gestão de conflitos no ambiente de trabalho é possível ter uma equipe mais unida e descontraída, com discussões positivas e objetivos alinhados ao da empresa. Além disso, você também contribuirá para melhorar o nível de trabalho dos profissionais, eliminando barreiras e garantindo a retenção de funcionários. Isso porque os colaboradores estarão empenhados em desenvolver suas demandas com rapidez, eficiência e empatia.

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