Conheça algumas técnicas de gestão de processos judiciais

4 minutos para ler

A gestão de processos judiciais pode parecer algo não tão importante ou necessário, mas, na realidade, é a ação que pode mudar o funcionamento de qualquer escritório para melhor! O setor judiciário está avançando e modificando alguns processos para facilitar a execução das atividades do ramo, que são bem complexas. 

O gerenciamento dos processos judiciais diminui os procedimentos burocráticos que, muitas vezes, atrasam o andamento dos processos. O advogado pode acompanhar as fases de cada ação do próprio escritório, economizando tempo e dinheiro e otimizando as medidas.

O que é gestão de processos judiciais?

A gestão de processos judiciais é extremamente importante para todo o setor jurídico e órgãos públicos. A advocacia envolve muita coisa, então é necessário ter sabedoria e conhecimento intelectual para oferecer um trabalho jurídico eficiente e organizado. A gestão é um fator essencial para tocar um escritório e garantir que todas as atividades sejam realizadas conforme devem.

Tal gestão é complexa, pois é um conceito amplo que envolve desenvolvimento de políticas e planejamentos estratégicos para que todos os setores do escritório jurídico funcionem com seu melhor desempenho.

Para que serve a gestão de processos judiciais?

O principal objetivo da gestão de processos judiciais é otimizar todos os recursos do escritório de advocacia para garantir o bom andamento dos departamentos, tarefas e atividades. Dessa forma, pode-se acompanhar todos os procedimentos jurídicos e aumentar o sucesso dos serviços ofertados.

À medida que os escritórios de advocacia crescem, é necessário buscar por soluções que melhorem a gestão dos processos judiciais – e a tecnologia é uma das melhores ferramentas para isso.

Quais as vantagens da gestão de processos judiciais?

Podemos citar como exemplo de vantagens:

  • Produtividade;
  • Economia de gastos;
  • Sustentabilidade;
  • Inovação;
  • Modernidade;
  • Agilidade.

Adotar a tecnologia para aumentar o desempenho dos escritórios jurídicos traz esses e muitos outros benefícios, já que automatiza as tarefas repetitivas e cansativas, além de eliminar a compra excessiva de papel (necessário para processos físicos). Os processos digitais são a primeira fase dessa mudança e, em breve, os procedimentos jurídicos contarão com inteligência artificial, processamento em nuvem e outras tecnologias.

Saiba quais são algumas das técnicas de gestão de processos judiciais

Software jurídico

O trâmite de processos judiciais via softwares de gestão é bem mais ágil, uma vez que as tarefas rotineiras e manuais são eliminadas, ganhando tempo para realizar outras atividades. As consultas se tornam mais práticas, bem como o acompanhamento e as ações – ou seja, todas as atividades podem ser feitas por meio de um clique.

Padrão de organização

Com as informações bem organizadas, o advogado consegue consultar os arquivos de forma mais rápida, agilizando o andamento dos processos. É importante encontrar um padrão que todos os colaboradores do escritório consigam entender e trabalhar em cima para que, dessa forma, a organização se torne realmente funcional. Sendo assim, padronize as pastas e arquivos sem burocracias, a fim de facilitar o procedimento.

Indicadores de produtividade

É importante que o advogado tenha um indicador de produtividade para estimar qual é a sua capacidade de atendimento e ritmo de crescimento. Analisar a produção permite que o presente seja planejado e o futuro projetado da melhor forma possível! Por meio de uma gestão de processos judiciais eficiente, essas informações podem ser analisadas com facilidade, sendo possível controlar melhor a demanda de trabalhos.

Como Publicar no Diário Oficial da União?

O Diário Oficial da União (DOU) é um veículo de comunicação oficial em que edições de leis federais, atos normativos, celebrações de contratos, nomeações, editais e outros são publicados. Qualquer pessoa jurídica pode fazer uma publicação no DOU, porém é necessário estar dentro das exigências e realizar alguns procedimentos específicos.

Uma maneira prática de fazer publicações do Diário Oficial da União é por meio do Diário Oficial-e. Envie a sua matéria para o portal fazendo o cadastro e aguarde o retorno do suporte, que é feito rapidamente. Para aqueles que possuem dúvidas ou alguma dificuldade para fazer sua publicação no Diário Oficial, a melhor solução é contar com a equipe de profissionais do Diário Oficial-e.

Você também pode gostar

Deixe um comentário