Diário Oficial da União

Saiba o que é contabilidade de custos e como esse ramo das Ciências Contábeis atua dentro de uma empresa. Veja também como publicar no Diário Oficial da União.

A contabilidade de custos é um segmento das Ciências Contábeis, e tem como papel principal gerar dados e informações que servirão para auxiliar a gerência nas tomadas de decisões, planejamentos, traçando custos de produção, entre outros.

Leia mais: Conheça a diferença entre ativo e passivo na contabilidade

É possível afirmar, dessa maneira, que a contabilidade fornece informações detalhadas sobre os custos que a gestão precisa para poder manter as operações atuais e projetar decisões para o futuro.

 

Principais funções da contabilidade de custo

De forma sucinta, as funções principais da contabilidade são:

  • Através do custo médio, manter o controle sobre as quantidades físicas produzidas;
  • Traçar custos para um determinado período;
  • Fornecer informações sobre custos com relação a determinadas alternativas, com o intuito de auxiliar a administração quanto à escolha;
  • Determinar sistemas de controle de custos que permitam comparações, reduções, análises ou melhoria de custo.

Através dos dados fornecidos pela Contabilidade de Custo, é possível também controlar melhor as despesas de produção e auxiliar nas tomadas de decisões. É de extrema importância que esses custos se mantenham sob controle e sejam acompanhados para que a gestão permaneça bem encaminhada.

Leia mais: Saiba o que é contabilidade gerencial

 

Como fazer a contabilidade de custos dentro de uma empresa

Esse ramo da contabilidade possibilita a identificação e a mediação das quitações feitas pela empresa. Tais informações podem envolver prazos, desembolso, depreciação de ativos financeiros e consumo de bens.

A partir da geração de um levantamento detalhado dos gastos desembolsados, a contabilidade é capaz de fornecer um mapa completo com os gastos da empresa.

É fundamental consultar um especialista que auxilie nos principais processos contábeis de empresa. É com ajuda desse profissional que será possível encontrar o melhor método para dividir os gastos e elaborar a contabilidade de custos.

A elaboração da contabilidade de custos, dentro de uma empresa, pode seguir alguns métodos, e as principais coordenadas iniciais são:

  • Identificar e categorizar custos e despesas, relacionando os custos diretos;
  • Listar todos os gastos envolvidos na prestação de um serviço ou na produção de um produto;
  • Ratear custos indiretos de acordo com regras de absorção de custos;
  • Ratear despesas de acordo com regras de absorção de custos;
  • Traçar uma comparação entre os custos totais de um produto com os orçamentos e com os custos-padrão, observando se houve discrepância entre o que foi planejado e o que foi executado;
  • Procurar identificar quais são as possíveis causas das variações, e projetar ações para correção, se for preciso.

A princípio, o caminho traçado para colocar a contabilidade de custos em prática pode parecer confuso ou tortuoso, e é por isso que um profissional deve ser consultado, para que todas as medidas sejam tomadas baseando-se nos dados corretos.

Leia mais: Entenda a contabilidade como uma importante ferramenta para a gestão empresarial

 

Mantenha-se próximo da contabilidade de custos da empresa

Seja empresário, seja empreendedor, é de extrema necessidade manter-se íntimo e entender como funciona a contabilidade da empresa.

Quem não possui nenhuma habilidade contábil e não lança mão de contratar um profissional (ou estudar, pelo menos, o mínimo), não terá condições de acompanhar o andamento dos processos financeiros, o que representa um perigo real para a marca.

 

Realize publicações no Diário Oficial da União com auxílio profissional

O Diário Oficial-e é uma plataforma online que auxilia seus clientes no acesso aos materiais publicados no Diário Oficial da União. Através dessa agência de publicidade legal também é possível realizar publicações no DOU com ajuda de profissionais capacitados.

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Leia Também

Deixe seu comentário