Diário Oficial do Estado

Acompanhe todas as informações sobre a nova lei que aprova o uso de celular com internet em escolas estaduais do estado de São Paulo, e veja também como realizar consultas no Diário Oficial.

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, aprovou no dia 6 de Novembro, Segunda-feira, a lei que dá direito ao uso de celulares pelos alunos em escolas estaduais (para fins pedagógicos). A medida causa uma alteração na legislação de 2007, que defendia a proibição do uso dos aparelhos em colégios, sob qualquer circunstância. Acompanhe mais informações.

Direito ao uso do celular

A proposta, que foi elaborada em Agosto do ano passado, pela Secretaria de Estado da Educação, acabou sendo aprovada pela Assembleia Legislativa, em Outubro deste ano.

O secretário da pasta acredita que a nova medida deve facilitar o uso de tecnologias dentro da sala de aula. Segundo o mesmo, é um passo importante, que deve ajudar os professores a formar as novas gerações de maneira que fiquem prontas para o futuro e para profissões do segmento da informática.

O uso de aparelhos celulares, ainda de acordo com a Secretaria de Estado, deve permitir aos estudantes que tenham acesso às diversas bibliotecas, livros e obras literárias que estão em domínio público na internet.

O controle de como as atividades devem prosseguir é de ordem do professor, que definirá em que circunstâncias o celular será utilizado na classe.

O objetivo da nova norma é liberar mais uma ferramenta de ensino para docentes e alunos. Os professores podem usar os aparelhos celulares para incentivas os jovens a realizar pesquisas na internet, ou mesmo chamar a atenção deles para o que está sendo ensinado na sala de aula.

Concomitante a isso, as escolas já contam com aplicativos em desenvolvimento, por professores e alunos, e outros projetos para garantir acesso à rede, principalmente em áreas carentes.

Acesso à Internet Wi-fi e banda larga na rede estadual

É esperado que, até Outubro de 2018, todas as cinco mil escolas estaduais de São Paulo recebam equipamentos com sistema Wi-Fi e banda larga.

As ações fazem parte do novo plano tecnológico anunciado pelo Governo do Estado, e que pretendem modernizar a rede. A instalação de internet sem fio começará pelas salas dos professores e pelas salas de informática.

As unidades que sediam o Escola da Família também poderão utilizar a conexão aos fins de semana, de maneiras que ainda serão indicadas por cada equipe gestora.

O sinal também deve ficar mais rápido! Dois links passarão a abastecer as escolas: o Intragov (que já existe e pertence o Governo Estadual) e Telefônica. Este reforço dará a certeza de uma conexão permanente e deve possibilitar a distribuição do sinal entre atividades pedagógicas e administrativas.

Além do mais, a velocidade será aumentada. Importante: o filtro de conteúdo e monitoramento dos estudantes será mantido.

Realize consultas e publicações no Diário Oficial do Estado

O Diário Oficial – e é uma plataforma que garante interação entre os cidadãos brasileiros e o Diário Oficial do Estado, da União e dos Municípios.

Através do Diário Oficial – e, é possível realizar consultas e também publicações nesses veículos de comunicação.

Navegue pelo site e veja como acessar o Diário Oficial do Estado.

Leia Também

Deixe seu comentário