DOU

Veja aqui o que é e quais são os impostos indiretos que são aplicados no Brasil.

Os brasileiros já estão completamente familiarizados com a rotina de pagar impostos.

Há tributos sobre aplicações, sobre rendas (como salário, por exemplo) e inclusive sobre bens próprios já quitados, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Mas afinal, você sabe o que são os impostos indiretos que o governo arrecada?

Alguns deles são até bem conhecidos, porém outros nem tanto. O fato é que os impostos indiretos são aqueles cobrados de nós através dos valores de produtos e serviços vendidos e contratados.

Como eles não são diretamente cobrados de nós (e sim de produtores e comerciantes), são chamados de impostos indiretos, ainda que acabem interferindo diretamente no preço final do produto ou serviço contratado, e dessa forma, atingindo o bolso de todos.

Quais são os impostos indiretos

São todos aqueles impostos recolhidos dos preços de produtos e serviços, e existe mais de um tipo dentro desse segmento. Juntos, eles correspondem a quase metade da carga tributária do país.

Diante disso, veja abaixo quais são os principais deles:

·         ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

Os governos estaduais é que são responsáveis pela arrecadação do ICMS nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Ele compreende a compra e venda de produtos, como também a prestação e contratação de serviços.

·         IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados

O IPI, por outro lado, é de responsabilidade do governo federal. Assim como o ICMS, sua alíquota também depende do tipo de produto que é comercializado. Por outro lado, é cobrado apenas sobre itens que passam por algum processo de industrialização, ou seja, eletrodomésticos ou automóveis, por exemplo.

·         ISS – Imposto Sobre Serviços

No caso do ISS, a arrecadação é feita por município. Existe a alíquota mínima de 2% e, assim como o próprio nome indica, ele é tirado apenas por prestação de serviços, o que inclui todas as atividades prestadas com remuneração, como segmento de construção, consertos e até mesmo serviços médicos.

Quer saber mais sobre os principais impostos? Fique ligado:

Conferência de impostos na nota fiscal: quais os principais impostos?

Seja qual for o tipo de empreendedor, se trabalhar com produtos ou serviços, deve estar atento a tudo que cerca a questão fiscal do seu negócio.

Dessa forma, é fundamental compreender melhor como funcionam os impostos na nota fiscal. Para ler mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas, veja o outro artigo que fala sobre: Conferência de impostos na nota fiscal: quais os principais impostos?.

Conheça mais sobre o Diário Oficial-e

A empresa é especializada na prestação de apoio e serviços públicos para intermediação de publicações legais no diário oficial da união (DOU).

Através do portal é possível fazer uma consulta no DOU e tirar todas as suas dúvidas. O trabalho da empresa abrange todo território do país, graças à central de atendimento.

Navegue pelo site e leia mais matérias sobre o Diário Oficial da União, além de conhecer melhor a política da empresa.

 

Leia Também

Deixe seu comentário