Diário Oficial da União

O papel da contabilidade gerencial vem se desenvolvendo e se destacando cada dia mais junto às empresas, apresentando-se como um diferencial para que uma organização ganhe mais espaço no mercado.

O que é contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial pode ser considerada como sendo um conjunto de procedimentos e técnicas contábeis, como a contabilidade financeira, de custos, e a análise das demonstrações contábeis.

Tais procedimentos, após realizados, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão dentro das organizações.

No contexto empresarial, a contabilidade gerencial se volta ao usuário interno, preenchendo diferentes planilhas, relatórios e outras ferramentas que fornecem informações para elaborar as comparações, orçamentos, delimitação do ponto de equilíbrio, correta definição do valor de serviços ou produtos, mix de produtos, e até mesmo a definição de metas e objetivos da empresa.

Graças à utilização da contabilidade gerencial, é possível também traçar um paralelo entre a empresa e seus concorrentes, utilizando dos dados de mercado para compreender melhor o contexto em que o empresário está trabalhando, utilizando de previsões e tendências para direcionar o futuro das atividades e dos negócios como um todo.

A contabilidade gerencial ainda pode ser aplicada para adequar as ferramentas de gestão ao momento em que o empreendimento se encontra, uma vez que existem diversas estratégias que podem ser usadas para o lançamento, expansão ou busca de novos consumidores ou mercados.

Contabilidade gerencial e sua importância na gestão empresarial

Quando o assunto é gestão de empresas, a contabilidade gerencial sai na frente como sendo uma das principais formas de driblar a crise financeira, já que apresenta as melhores alternativas com relação aos custos de sua produção, assim como outras possibilidades de otimizar as operações, as atividades, e até departamentos inteiros (o que pode ser decisivo para se manter na frente de uma competição)

Mais uma possibilidade da contabilidade gerencial é a utilização de ferramentas não financeiras, como é o caso do EVA – Valor Econômico Agregado – usado na avaliação de negócios, ou até mesmo ou MVA – Valor Agregado de Mercado – empregado usualmente na criação de valor para os acionistas ou sócios de uma determinada empresa.

Um bom profissional contábil poderá auxiliar, inclusive, na implementação de ferramentas que possam fazer o empreendedor entender melhor sua empresa, seus pontos fracos e fortes, e o ambiente em que ela se insere.

O contador deverá providenciar as informações sobre todos os aspectos de geração de resultado, além de alternativas para ampliá-lo ou, até mesmo, novas possibilidades para que a empresa permaneça em destaque.

Clique aqui e entenda a contabilidade como uma importante ferramenta para a gestão empresarial

A importância do contador na contabilidade gerencial

O profissional de contabilidade pode sugerir diversas estratégias, como para tributação, sejam elas voltadas para diferentes produtos ou para a empresa em si.

Já que o contador conhece profundamente os dados de sua empresa, ele também consegue traçar possíveis mudanças estruturais ou de processo, que poderão influenciar de forma positiva na diminuição de custos ou no aumento da receita com prestação de serviços ou vendas.

Efetue consultas e publicações no Diário Oficial da União

Através do Diário Oficial – E, agência de publicidade legal, é possível realizar consultas gratuitas, assim como publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Saiba mais informações sobre publicidade legal navegando pelo site.

 

Leia Também

Deixe seu comentário