Entenda a importância da SLA para uma empresa

DOU
4 minutos para ler

Para qualquer tipo de negócio, é fundamental contar com o suporte de uma empresa de TI. É importante que tanto gestores quanto profissionais da área de TI fiquem atentos às cláusulas de SLA, pois trata-se de uma garantia para ambos. 

O SLA (Service Level Agreement, em inglês) ou Acordo de Nível de Serviço (ANS) indica quais são os serviços e o tipo de suporte que o profissional tem que oferecer pelo acordo. A partir do SLA, serão estabelecidas as especificações do serviço contratado, como prazos e termos de compromisso, que ajudam a empresa contratante a acompanhar o trabalho.

Assim, é por meio do SLA que vai se determinar todas as responsabilidades e compromissos, tanto da parte do contratante quando do contratado, durante o prazo em que o serviço de TI será executado. Esse acordo contratual é muito importante para a transparência do serviço. 

O SLA é um documento previsto pela ABNT NBR ISO-IEC 20000-1. Isso significa que ele é exigido para qualquer tipo de serviço prestado pela área de TI. A revisão do documento também deve ser feita regularmente, de acordo com a ABNT. Dessa forma, é possível garantir que o documento vai receber uma atualização periódica para que as novas necessidades do negócio sejam renovadas.

Ao realizar um Acordo de Nível de Serviço (ANS), as duas partes têm o direito de usufruir de vantagens e benefícios que já foram estabelecidos antes da realização do serviço. Isso melhora a qualidade do serviço, uma vez que as obrigações ficam claras para ambas as partes.

Qual a importante do SLA?

O documento funciona como uma garantia, tanto para a empresa contratante quanto para o profissional de TI ou empresa terceirizada que vai prestar o serviço. Funciona como uma proteção que, no caso do contratante, permite a aplicação de multas, caso as cláusulas do contrato não sejam cumpridas. 

A parte do prestador de serviço também tem seus direitos resguardados pelo SLA. O profissional de TI trabalhará com base em um roteiro definido, pré-estabelecido. Assim, ele consegue evitar a realização de serviços que não tenham sido contratados e se protege de cobranças indevidas por parte da empresa que o contratou. 

Leia mais: Gestão documental para escritórios.

Qual a metodologia usada para definir o SLA?

O SLA é um documento exigido para a prestação de serviços de TI para empresas contratantes. O contrato consta na norma ISO 20000-1 e deve ser revisado periodicamente, a fim de atender às expectativas do contratante e do contratado em relação ao acordo firmado.

Existem outras metodologias traçadas que podem ser utilizadas em um Acordo de Nível de Serviço, como ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).

Exija o SLA na contratação de serviços de TI para a sua empresa 

Contratar profissionais especializados em TI é uma necessidade apresentada por muitas empresas. Para que o serviço cumpra com o que foi acordado por ambas as partes, é muito importante realizar o SLA. 

O Diário Oficial-e é uma empresa especializada na prestação de serviços de apoio e publicações nos Diários Oficiais dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e da União. É possível publicar um Ato público de forma rápida e prática no Diário Oficial da União, além de realizar intermediações entre órgãos.

Veja mais: DOE AMDOE PEDOE PB

Você também pode gostar

Deixe um comentário