Temas voltados às áreas de economia e finanças estão passando a fazer parte dos assuntos sobre os quais as pessoas apresentam interesse habitual, ou seja, são temas atualmente comentados no dia a dia, e não somente por quem atua nesses ramos, por exemplo.

A educação financeira da população em geral, não somente de empresários, economistas e afins, deve ser cada vez mais trabalhada, para que as diversas parcelas sociais não se sintam alienadas em relação a isso, e possam entender de maneira satisfatória a conjuntura econômica da qual fazem parte.

Esse texto pretende ajudar no entendimento de um dos assuntos que mais geram dúvidas quando citado, os investimentos financeiros. Prossiga a leitura e entenda, então, como funciona o mercado financeiro e demais detalhes sobre ele.

O que é o mercado financeiro

O mercado financeiro é um mercado composto de outros mercados (de capitais, de câmbio, de crédito e monetário), onde são feitas a compra e a venda de câmbios, valores mobiliários, mercadorias e afins. Basicamente, trata-se de um mercado de investimentos, composto de negociações. Engloba, também, empréstimos, financiamentos, seguros e demais fatores financeiros.

Como esse mercado funciona

A função principal do mercado financeiro, que provocou uma revolução no comportamento financeiro dos agentes econômicos, conforme menciona Michel Aglietta em sua obra Macroeconomia financeira – mercado financeiro, crescimentos e ciclos, é a de promover a intermediação entre pessoas e empresas (que possuem ou que precisam de dinheiro), o que é feito por meio de instituições financeiras com a autorização do Banco Central do Brasil (BACEN).

O que mais podemos saber sobre ele

O mercado financeiro faz uma espécie de transferência de valores, na qual juros são cobrados para que se transfira dinheiro entre seus detentores e quem precisa dele. Outros órgãos envolvidos nesse processo são a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (Bovespa) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). As subdivisões do mercado financeiro englobam as seguintes categorias:

  • Mercado de capitais

Viabiliza o processo de capitalização dos títulos emitidos pelas empresas, por meio de um sistema de repartição de valores mobiliários, gerando liquidez a esses títulos.

  • Mercado de câmbio

Segundo definição do Bacen, o mercado de câmbio é o ambiente no qual são realizadas operações de câmbio entre os agentes autorizados pela instituição, bem como entre esses agentes e seus clientes, seja de forma direta ou por meio de correspondentes. Engloba operações como a compra e venda de moeda estrangeira.

  • Mercado de crédito

Como o próprio nome diz, o mercado de crédito é onde se desdobram os processos de concessão e tomada de crédito. Esse mercado toma conta dos empréstimos bancários e abrange tanto a parte credora quanto a devedora do processo.

  • Mercado monetário

Diz respeito à negociação de empréstimos de curto prazo, que podem ser certificados de depósitos, títulos públicos e outros. Os ativos negociados são de baixo risco.

Como lidar com o mercado financeiro

Por meio do entendimento de seu funcionamento, é possível investir dinheiro no mercado financeiro, pois ele existe justamente para nos ajudar economicamente. Os tipos de investimentos são variados, divididos em duas categorias: a de renda fixa e a de renda variável. A maneira mais indicada para lidar com tais investimentos é com a ajuda de especialistas, que orientarão corretamente como o investidor deve agir, de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Alguns assuntos parecem ser tabus para nós, por não termos muito contato com eles ou simplesmente não irmos atrás de informações. Pesquise, estude e veja como ser favorecido pelo mercado financeiro.

O artigo lhe ajudou a entender mais sobre a temática? Conhece outras dicas para lidar com esse mercado? Comente e interaja conosco!

Leia Também

Deixe seu comentário