O Brasil está passando por um período inconstante na economia, os jornais, telejornais, sites econômicos, blogs específicos que abordam assuntos econômicos estão a todo o momento bombardeando as manchetes com notícias, índices e estatísticas sobre a situação financeira do mercado brasileiro.

O que chama a atenção são as siglas dos diversos indicadores econômicos que saltam aos olhos demonstrando os resultados obtidos através das métricas realizadas pelos institutos de pesquisa públicos ou privados. Tanto para os leigos como para especialistas estes números relevem a atual realidade que estamos enfrentando, são extremamente necessários para sabermos a quanto anda nossa economia, e como estes índices afetam a todos, por esses motivos se torna importantíssimo conhecer mais profundamente os indicadores financeiros.

O que é o IPCA

A sigla significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O calculo desse índice é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse indicador começou a ser medido no final da década de 70, o propósito dele é traçar a taxa de inflação da economia brasileira.

Como se aplica a economia

Utilizado nos ajustes de valores, investimentos e contratos, também pelo governo para ajustes no salário mínimo. Normalmente o BC (banco central) e o CMN (Conselho Monetário Nacional) verificam através do índice se o andamento da inflação está dentro das metas estabelecidas pelo governo. Eles também analisam alguns períodos para ver se houve aumento ou queda no custo de vidas das pessoas. O objetivo disso é traçar planos na parte financeira e realizar políticas econômicas para o país.

O calculo é feito através de pesquisas sobre o nível de variação dos preços de mercado para o consumidor final em nove regiões do país.

E o que isso interfere na vida do consumidor

Com os dados em mãos o governo tomará as medidas necessárias para conter a inflação e para que a economia siga em ritmo de crescimento. O consumo é afetado, pois o mercado reage positiva ou negativamente dependendo das ações que foram tomadas. São atingidas as contas básicas, os empresários alteram os preços dos produtos e os fornecedores de serviços reajustam os preços com base na variação desse indicador.

O Índice mede despesas pessoais; moradia; saúde e higiene pessoal; alimentação, educação, transporte, entre outros.

Para conhecer mais e conferir também sobre como lidar com a inflação no Brasil leia o artigo do link DiarioOficial-e. O Diário Oficial-e é uma empresa especializada na prestação de serviços de apoio e de intermediação de publicações legais nos diários oficiais dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e da União.

Alguns serviços prestados são a consulta sobre a existência de uma possível pendência financeira que impeça a publicação junto ao Diário Oficial; a verificação com base na legislação específica e através de consulta no DOU; à necessidade jurídica da sua publicação, e a intermediação entre o publicador e os diários oficiais dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e publicações no diário oficial da União, entre outros serviços.

Através desse site são atendidas todas as pessoas interessadas em publicar um Ato de interesse público de forma segura, rápida e eficaz, no Diário Oficial. O atendimento abrange todo território nacional através da central de atendimento. Acesse o site confira mais informações.

Leia Também

Deixe seu comentário