Atualmente, uma das realidades dos profissionais é o grande acúmulo de tarefas para desempenhar ao longo do dia. Muitas vezes, parece que 24 horas não são suficientes para fazer tudo que precisam. Quem nunca teve essa impressão? Mas o fato é: não dá para aumentar o dia, mas é possível otimizar o tempo.

Se você deseja saber como ser mais produtivo no trabalho, confira as dicas que preparamos.

1. Crie uma lista de tarefas

Saber exatamente o que precisa ser feito é o primeiro passo para um dia mais produtivo. Ao chegar à empresa, faça uma lista com todas as obrigações daquele dia e destaque quais não podem ser deixadas para amanhã. Com isso, você terá mais foco e não perderá tempo com algo menos importante.

Além de fazer a lista diária, faça também uma semanal. Dessa forma, conseguirá um planejamento mais amplo e evitará, por exemplo, deixar tarefas mais difíceis para quinta e sexta-feira quando estará mais cansado. Por isso, a sugestão é concentrar nos três primeiros dias da semana as atividades mais complexas, com isso a sua produtividade aumentará e você terá melhores resultados.

2. Defina prioridades

Por mais que você tenha muitas tarefas diárias nem todas são prioridade. Para conseguir melhorar a produtividade, é necessário definir o que é extremamente importante daquilo que não é. E, também, saber com quais pessoas precisa realmente conversar.

Outra dica é fazer uma coisa de cada vez; por mais que haja a sensação de que tudo feito ao mesmo tempo é produtivo, a realidade é outra, várias atividades simultâneas só geram estresse e pressão. Por isso, faça uma coisa de cada vez e priorize tarefas.

3. Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Para ser mais produtivo, é extremamente importante manter o ambiente de trabalho organizado. Isso quer dizer: não deixar pilhas de papel sem necessidade em cima da mesa, gavetas desorganizadas, anotações que não servem para nada, itens que não têm nenhuma ligação com seu trabalho, revistas, jornais, enfim, tudo aquilo que cause uma verdadeira bagunça em sua mesa.

Além da estação de trabalho, também evite deixar excesso de arquivos no seu computador, o que dificulta encontrar as pastas e documentos de que precisa realmente. Com mais ordem, a agilidade e o ambiente melhoram, e, consequentemente, a produtividade.

4. Desconecte-se das redes sociais

As redes sociais estão entre as grandes responsáveis por diminuir a produtividade no trabalho. Existem várias delas, e o smartphone recebe notificações a todo o momento, despertando a curiosidade do profissional. O problema é que, a cada simples “olhadinha”, no final do dia somaram-se horas e com isso a produtividade cai.

Como as redes sociais já fazem parte do nosso cotidiano, não é mais possível banir seu uso diário, a dica é ter disciplina para acessar em momentos predeterminados. Por exemplo, escolher algum horário para conferir as atualizações e depois voltar para as atividades. Uma dica final é deixar o telefone no silencioso para evitar mais distrações.

5. Use aplicativos

A tecnologia oferece muitos recursos para melhorar a produtividade no trabalho. Há agendas online, atualizadas em sincronia para serem usadas no celular e computador, como o Google Agendas. É possível salvar documentos na nuvem e acessar de todos os lugares, evitando o uso de pen drive, que podem facilmente ser esquecidos, o Google Drive e o Dropbox são boas escolhas. Gerenciadores de tarefas, atualmente, estão entre os melhores recursos para otimizar o trabalho da equipe e aumentar a produtividade, o Trello é um exemplo que funciona de maneira prática e intuitiva.

Faça testes e veja quais funcionam melhor para as suas demandas. Ao deixar seus arquivos e compromissos a poucos cliques, você aumenta o tempo para fazer o que precisa e não fica carregando uma agenda para todos os lugares.

Gostou das nossas dicas? Deu para entender como ser mais produtivo no trabalho?Assine a newsletter e receba mais informações e dicas como essas!

Leia Também

Deixe seu comentário