Diário Oficial da União

Saiba o que é uma carta de apresentação, como estruturá-la e quais suas utilidades. Veja também como publicar no Diário Oficial da União.

A carta de apresentação pode ser útil em diversas ocasiões, sendo que seu objetivo principal é o de orientar o recrutador que está avaliando os currículos.

Porém, isso não significa que os dados profissionais devem vir resumidos já na carta. Confira mais informações:

 

O que é uma carta de apresentação

A carta de apresentação nada mais é que uma ferramenta utilizada para apresentar uma candidatura a vaga de emprego. Nos dias de hoje a carta é comumente enviada no corpo do e-mail ou mesmo através de sites que anunciam vagas.

Trata-se de um auxílio a mais para quem busca uma melhor oportunidade ou recolocação profissional. Nesse quesito, seria como a etapa que pode causar uma primeira impressão positiva ou motivar o recrutador a prestar mais atenção ao currículo.

É através da carta de apresentação que o trabalhador pode salientar seus pontos positivos, destacar seus objetivos, qualidades, interesse pela empresa, motivação, alguns de seus valores, e também expor as principais características que o fortaleçam enquanto candidato.

Ainda assim, é fundamental que seja sucinta, objetiva, bem escrita e coerente. Se feita de maneira correta, ela funciona como uma espécie de “teaser” para despertar a atenção do recrutador. Não se trata de um resumo do currículo, e sim de um complemento para o mesmo.

 

Como fazer uma Carta de Apresentação

Se por um lado o conteúdo de um currículo possui como objetivo principal conquistar o empregador durante a entrevista presencial, a carta de apresentação tem como intuito introduzir e convidar o recrutador à leitura do currículo em si, enquanto já adianta um pouco sobre a carreira do profissional.

Ainda que o candidato não possua experiência, é possível traçar um modelo de carta de apresentação para todos os casos.

 

Carta de apresentação: profissional com experiência

Prezado(a) Sr(a). (Nome), ou Prezados Senhores

Encontro-me a procura de uma oportunidade de emprego na área contábil. Possuo experiência de 5 (cinco) anos aproximadamente em toda rotina contábil, tais como: (descrever aspectos da rotina).

Mantenho bom relacionamento interpessoal, cumpro com responsabilidades e empenho dedicação às atividades de trabalho.

Conto com disponibilidade de horários e para viajar, caso seja de necessidade da empresa.

Segue meu currículo para análise em anexo. Coloque-me também à disposição para responder a quaisquer dúvidas.

Atenciosamente,

(Seu nome).

 

Carta de apresentação: candidato sem experiência (ou estágio)

Prezado(a) Sr(a). (Nome), ou Prezados Senhores

Encontro-me em busca de uma vaga de trabalho (ou estágio) na área contábil. Possuo curso Técnico em Informática, Ciências Contábeis, Estatística, e Inglês avançado.

Possuo como principais características: responsabilidade, organização, extroversão e bom desenvolvimento em trabalho em equipe.

Procuro experiências que contribuam com meus conhecimentos teóricos, tendo em vista meu desenvolvimento profissional, retribuindo aos objetivos da empresa.

Segue meu currículo para análise em anexo. Coloco-me também à disposição para responder quaisquer dúvidas.

Atenciosamente,

(Seu nome).

 

Publique no Diário Oficial da União com auxílio profissional

Através do Diário Oficial – E é possível contar com auxílio de agência de publicidade legal para publicar materiais no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Acompanhe o site para maiores esclarecimentos.

 

Veja mais: Publicação de balanço patrimonial | DOE PE | DOE SP

Leia Também

Deixe seu comentário