Por que toda empresa precisa de um CNPJ?

Por que toda empresa precisa de um CNPJ?
4 minutos para ler

O CNPJ é o registro formal da empresa e nele constam informações essenciais para toda a estrutura administrativa e tributária da organização. Além disso, a inscrição no CNPJ é obrigatória. O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é a única forma de as empresas serem devidamente reconhecidas pela União no mercado. Possuir o CNPJ garante tranquilidade para quem trabalha por conta própria. 

Quais são os direitos de quem tem CNPJ?

Alguns trabalhadores autônomos possuem certa resistência para adquirir o CNPJ por medo de perder seus direitos. Acontece que, com o CNPJ, é preciso contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No futuro, isso será sua garantia para aposentadoria, bem como para ter direito aos auxílios da Previdência, como, por exemplo, o auxílio-doença, auxílio-maternidade e outros. Quem tem CNPJ também tem o direito de solicitar empréstimos como pessoa jurídica, em que os prazos de pagamento são mais longos e os juros são menores.

Por que ter um CNPJ?

O CNPJ é a identificação de cada empresa e deve ser feito para que a organização seja formalizada e reconhecida. O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é essencial para emissão de nota fiscal e contratação de serviços, além de garantir os direitos fiscais e jurídicos da empresa.

Quais são os riscos de não ter um CNPJ?

Iniciar qualquer atividade sem ter o CNPJ registrado é ilegal! Essa ação pode trazer problemas com a Justiça e impede o desenvolvimento da empresa. A Receita Federal pode, inclusive, interromper as atividades das empresas sem CNPJ. Além disso, sem esse documento, não é possível emitir notas fiscais, nem participar de licitações. A contratação de funcionários também não pode ser feita sem CNPJ, o que prejudica o operacional de qualquer empresa. 

O que é CNPJ negativado?

O CNPJ pode ser negativado quando a empresa possui débitos. Isso acontece quando a empresa deixa de pagar contas, parcelas de empréstimos, boletos, impostos, multas, fornecedores e outros. As instituições financeiras, ou até mesmo o governo, registram o CNPJ nos órgãos de proteção ao consumidor como inadimplente. Nessa situação, a empresa pode sofrer ações judiciais, além de pagar multas e juros altos, o que pode abalar a administração do negócio.

Como consultar o CNPJ?

Você pode consultar o CNPJ no site da Receita Federal, ou no próprio aplicativo da Receita Federal para smartphones. A navegação é simples, rápida e segura. Você só precisa digitar o número do registro do CNPJ e seguir os passos que a tela indicar, logo em seguida, você terá acesso aos dados da empresa, incluindo a situação cadastral.

Saiba também qual é a diferença entre os certificados e-CPF, e-CNPJ e NF-e, os certificados digitais criados para facilitar a rotina e os processos burocráticos envolvendo pessoas físicas, jurídicas e empresas no geral.

Faça publicações oficiais com o Diário Oficial-e

O Diário Oficial-e é um intermediador que ajuda a preparar o texto que será publicado no Diário Oficial de sua escolha, exatamente conforme as Normas de Publicação do Diário Oficial de cada estado e município, Distrito Federal e União, com base na legislação específica e levando em conta a necessidade jurídica de sua publicação. 

O Diário Oficial da União é o canal no qual são publicados decretos, leis, portarias, editais, nomeações, reuniões, concursos, exonerações e todos os assuntos de interesse governamental e público. Para publicar no DOU, é preciso conhecer a Legislação e as Normas de Publicação dos Diários Oficiais para evitar transtornos ocasionados pelo indeferimento de sua publicação. 

Para realizar publicações legais e oficiais no Diário Oficial da União, basta entrar em contato com o Diário Oficial-e.

Veja mais: ​Diário Oficial do Amazonas​ – ​DOE PA​ – ​Diário Oficial MA

Você também pode gostar

Deixe um comentário