Precificação: como definir os preços dos meus produtos e serviços da maneira correta?

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A precificação é fundamental para o sucesso de um negócio. Veja como definir preços e o que é preciso para publicar no Diário Oficial dos Estados, como o DOE RN.

A precificação é o ato de definir valores, o que pode ser um dos principais desafios do empreendedorismo. É preciso seguir alguns passos importantes para estipular um preço que abarque os objetivos da empresa e leve em consideração o que é preciso para obter sucesso no mercado.

Acompanhe as principais informações acerca da precificação e saiba como realizar as publicações em Diários Oficiais. 

O que é precificação?

A precificação de produtos e serviços deve levar em consideração medidas estratégicas, um processo que inclui noções de Marketing, Administração e Economia, sempre com o objetivo de garantir uma boa margem de lucro à empresa.

Ou seja, a etapa de precificação começa muito antes da comercialização de produtos e serviços. A tarefa deve estar atrelada aos custos de produção, à margem de lucro ideal, ao valor agregado, entre outras questões relacionadas ao setor financeiro.

Importância da precificação correta para empresas

A precificação é um dos 4 pilares do Marketing (também chamados de 4Ps), que são a chave para a consolidação e sucesso de um negócio. São os 4Ps:

  • Produto: com todas as vantagens e diferenciais dele, seja um bem ou um serviço;
  • Preço: com a precificação estratégica do que será comercializado, seguindo padrões de mercado, valor agregado e características do público-alvo;
  • Praça: com o local de venda e processos de distribuição;
  • Promoção: com divulgação e estratégias de comunicação para criar um relacionamento saudável com o público-alvo.

Tendo isso em mente, quem estipula a precificação apenas levando em consideração os concorrentes, ou a própria intuição, pode ter problemas muito sérios com as finanças.

Diferença entre preço e valor

Por um lado, o preço de um produto pode ser designado como a quantia que o consumidor tem que pagar para tê-lo, ou seja, limita-se ao dinheiro. O valor, por outro lado, diz mais sobre os benefícios e o que significa ter o produto ou serviço.

Como fazer precificação de produtos

Precificar produtos e serviços são tarefas completamente diferentes. Definir o preço de um produto costuma ser mais fácil, já que se trata de um bem tangível. Para precificá-lo, é preciso:

  • Conhecer custos e despesas;
  • Definir a margem de lucro;
  • Conhecer o mercado;
  • Usar a margem de contribuição como indicador financeiro.

Como fazer precificação de serviços

No caso da precificação de serviços, é preciso, primeiramente, colocar preço no tempo despendido pelo profissional, seja hora ou dia de trabalho.

Os serviços também não são tão facilmente precificados por conta da falta de padronização, isto é, o preço depende do valor que os profissionais entregam. Os primeiros passos para precificar serviços são:

  • Definir o custo da hora da mão de obra;
  • Levantar todos os custos fixos e variáveis;
  • Definir sua margem de lucro;
  • Estudar a concorrência e os preços cobrados no mercado;
  • Considerar a percepção de valor que o cliente tem do serviço.

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Saiba como publicar materiais importantes em Diários Oficiais, como o DOE RN

Além de elaborar um bom planejamento de precificação, as empresas precisam estar atentas às publicações que precisam realizar em Diários Oficiais, como o DOE RN, Diário Oficial do Rio Grande do Norte, por exemplo.

O Diário Oficial-e facilita a rotina das empresas que precisam focar em precificação, intermediando as publicações que precisam ser feitas nos Diários Oficiais, como é o caso do DOE RN, de forma ágil e prática.

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