Todos nós desejamos ter reconhecimento profissional, pois é por meio dele que sabemos quando estamos indo no caminho certo, não é? Mas como saber, verdadeiramente, quando estamos sendo valorizados no nosso ambiente de trabalho? Alguns sinais são mais evidentes, como uma promoção, mudança de cargo, liderança de equipe, ou um simples elogio.

O fato é que nem sempre nos deparamos com situações favoráveis ao reconhecimento profissional. Portanto, o melhor que você deve fazer é buscar as suas oportunidades e construir a sua carreira em cima de atitudes vencedoras, que te façam ser reconhecido e valorizado. Para saber mais sobre como conquistar o reconhecimento profissional, continue lendo este post!

1. Melhore a sua postura profissional e venda-se melhor

Esse é o primeiro passo na busca pelo reconhecimento profissional. A sua postura diz muito sobre você, portanto, dê a ela a real importância que ela tem e procure melhorar, sempre. Ter uma postura mais profissional no ambiente de trabalho te ajuda a vender melhor a sua imagem no mercado, e conquistar mais respeito dos que trabalham com você.

2. Seja mais proativo e não dependa dos outros

Ao contrário do que a maioria pensa, o reconhecimento profissional não vem de fora para dentro. Isso significa que você não deve aguardar o dia inteiro por elogios, muito menos por incentivos vindos dos colegas de trabalho. Vá lá e faça a sua parte! Sem esperar por retornos imediatos; seja proativo e procure melhorar por você mesmo.

3. Ame verdadeiramente o que você faz

De nada adianta acordar de mau humor, chegar atrasado e reclamar do seu trabalho o dia inteiro para os colegas. A motivação que te faz buscar o reconhecimento profissional vem por meio do amor que você cultiva pelo seu trabalho, que deve ser feito com um entusiasmo verdadeiro e com muita disposição.

4. Afaste-se de quem te coloca para baixo

O ambiente de trabalho é sempre cheio de pessoas de todos os tipos, entre eles os que fazem fofoca, os que só reclamam, e o que se sentem injustiçados e procrastinam. Estar entre essas pessoas pode fazer com que você não seja reconhecido, especialmente se você se deixar influenciar por essas atitudes negativas. Lembre-se de que, nesse sentido, o pessimismo e a resistência podem prejudicar o seu desempenho, e o da equipe.

5. Vá atrás do seu aprimoramento profissional

A segurança profissional, em muito, está relacionada à capacidade de aprendizado de cada um. Quando você domina o que faz, sente segurança. Conclua o seu curso de idiomas, participe de palestras e faça cursos para aprimorar os seus conhecimentos.

6. Não tenha medo de pedir e ouvir um feedback

Se na sua empresa o seu gestor não tem o hábito de dar feedback para o time, escolha um momento tranquilo e chame-o para tomar um café. Pergunte como ele avalia o seu trabalho, o que ele sugere para o seu crescimento e como ele enxerga o seu futuro dentro da companhia.

Isso não só permitirá que você se informe melhor sobre o seu desempenho, mas também fortalecerá uma imagem positiva de proatividade a seu respeito. Por isso, não tenha medo de perguntar, e muito menos de ouvir!

7. Relacione-se praticando o networking

Quem busca por reconhecimento profissional deve ter uma boa rede de contatos, ou seja, deve manter um bom networking. Ter contato com profissionais que já enfrentaram as situações que você está vivendo pode evidenciar na sua mente caminhos e atitudes a se tomar para ser um vencedor.

E então, gostou do post? Fique de olho em novas dicas e nos siga em nossas mídias sociais para acompanhar todas as nossas novidades sobre o mundo profissional!

Leia Também

Deixe seu comentário