Disque Denúncia: Saiba como funciona no Brasil

Você já ouviu falar do Disque Denúncia? Ou ainda não sabe como esse sistema funciona no Brasil? Não é de hoje que vemos o quanto a violência está impregnando a cidade, levando vítimas e reféns. O Disque Denúncia é uma forma de proteger os cidadãos e garantir a segurança da comunidade, uma vez que o sigilo é absoluto e a denúncia pode ser feita por internet ou telefone.

Uma das preocupações das vítimas é se um dia o criminoso irá saber que foi ela que o denunciou e, talvez, o tenha colocado atrás das grades. Não precisa mais pensar sobre isso. Além de oferecer sigilo absoluta por meio do anonimato, o serviço vai direto para a polícia civil e militar, cujo objetivo é, em até 15 dias, pesquisar mais sobre as informações recebidas, verificando a veracidade.

Ajudar ou não ajudar o Disque Denúncia?

Ajudar a polícia a resolver e solucionar crimes e prender criminosos também é um dever do cidadão, justamente para zelar pela sua vida e de todos ao seu redor. Então, se quiser denunciar algum meliante, denuncie com informações verdadeiras, indicando as características físicas do sujeito, seus costumes, hábitos diários, moradia, família, e dados úteis que podem ajudar a polícia a entender o crime e evitar acidentes, mortes e roubos.

O combate ao crime e o Disque Denúncia

Combater o crime é uma das formas de ser um cidadão ativo e preocupado com a sociedade, e como o Disque Denúncia garante o sigilo absoluto e omissão do denunciante, você estará seguro e ninguém poderá provar que foi você. O Disque Denúncia funciona todos os dias da semana, todas as horas, seja Natal, Páscoa ou Ano Novo. Não se cale! Denuncie! Para você saber como é fácil fazer uma denúncia no 181, preste atenção:

  •          Ligue para 181;
  •          Não precisa se identificar, basta repassar as informações, com descrições e mais detalhes possíveis para a atendente;
  •          Os dados são repassados para a Central;
  •          Você receberá uma senha para averiguar o andamento da sua denúncia;
  •          Sua denúncia passa por uma triagem para averiguação e depois é encaminhada para a polícia;
  •          A sua denúncia é investigada minuciosamente;
  •          Você pode ligar novamente para dar novas informações, se achar pertinente;

Nosso blog fala tudo sobre Contabilidade e Direito. Continue acessando o DiárioOficial-e!

Leia Também

Deixe seu comentário